O Prémio Nacional de Agricultura tem como objetivo a valorização de projetos de excelência nos setores da agricultura, agroindústria, florestas e pecuária, com a sustentabilidade e a inovação como eixos fundamentais. A edição de 2024 avaliou 579 projetos na área da inovação tecnológica, em contexto de adaptação às alterações climáticas e de criação de produção agrícola mais eficiente e sustentável.
VENCEDORES DAS PRINCIPAIS CATEGORIAS:
PRÉMIO PERSONALIDADE| João Coimbra, agricultor gestor da Quinta da Cholda, na freguesia da Azinhaga, Golegã, um dos maiores produtores nacionais de milho, distinguido pelo seu contributo no desenvolvimento da agricultura de precisão.
PRÉMIO INSTITUCIONAL| EDIA -Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A., responsável pela gestão da maior área de regadio de Portugal.
PRÉMIO INOVAÇÃO DO PROCESSO| Frutas Classe – Comércio de Frutas SA, pelo projeto Morango 4.0, que utiliza automação e blockchain para rastreabilidade e embalagens sustentáveis.
Menção honrosa para Olibest, que se dedica à produção e transformação de azeites e seus derivados.
PRÉMIO INOVAÇÃO DO PRODUTO| Fertiprado, Sementes e Nutrientes, Lda, pelo desenvolvimento de misturas biodiversas funcionais para melhoria do solo e aumento da sustentabilidade agrícola.
Menção Honrosa para a Salsicharia da Gardunha dedicada à criação e produção de produtos de charcutaria.
PRÉMIO NOVOS PROJETOS| Cânhamor-Ecoblocos pela instalação da primeira unidade industrial de transformação de cânhamo da Península Ibérica para construção sustentável.
Menção Honrosa para a Seedsight, plataforma focada em amplificar quantidade de alimentos disponível no futuro.
PRÉMIO SUSTENTABILIDADE| Lusomorango, SA, organização nacional de produtores do setor, pela otimização no uso da água e substituição de pesticidas na produção de frutos vermelhos, além do investimento em energias renováveis.
O Prémio Nacional de Agricultura conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e Pescas e o apoio da PwC.